FOTO CLUBE SANTA CATARINA | BLUMENAU
Estudantes - Conteúdos e Jogos para crianças e jovens fotógrafos Educadores - Conteúdos para o ensino da fotografia, atividades de sala de aula A Fotografia - Tudo sobre fotografia, história, teoria, arte e técnica

Notícias

TEIA Catarina, evento que retrata a diversidade cultural no estado, ocorre de 29 à 31 de janeiro

publicado em: 28/01/2015

TEIA Catarina, evento que retrata a diversidade cultural no estado, ocorre de 29 à 31 de janeiro

Começa na próxima quinta-feira (29) o TEIA Catarina, evento que retrata da diversidade cultural catarinense por meio de uma programação repleta de atividades. Com o tema “Conexões Sustentáveis” o evento irá reunir em um só espaço mostras de artesanato, oficinas, literatura, e muito mais com estandes de pontos de cultura espalhados por todo o estado. A realização é do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Turismo Cultura e Esporte e Fundação Catarinense de Cultura, com parceria do Ministério da Cultura e a Rede Cultura Viva de Santa Catarina.

 


 

Entre os estandes que o público encontrará no Largo da Alfândega, em Florianópolis, estão os dos pontos de cultura Semeando Cultura (Campo Alegre), com a mostra de artesanato em lã de ovelha. Há ainda o Oca Crescendo com Arte (Florianópolis) com a exposição e oficinas de cerâmica; a Barca dos Livros (Florianópolis), que montará um espaço de leitura; o Juventude Luzes do amanhã (Araranguá), com exposição de artesanato do Grupo Mulheres Solidárias Renascer e o Cultura Solidária (Fraiburgo) com exposição e venda de livros e recitais de poesias.

 

Sobre o TEIA Catarina

 

O evento servirá como um grande fórum, em praça pública, para debater os rumos do programa e a sustentabilidade dos projetos. Tudo embalado com muita cor, dança e música de artistas e produtores de todas as partes do estado de Santa Catarina, em um local de acesso livre no centro da capital catarinense. Na programação (disponível ao fim desta matéria) estão apresentações artísticas, rodas de conversa, exposições, exibições de filmes, recitais, entre outras várias atividades previstas.

 

A edição de 2015 do evento consolida o Programa Cultura Viva em Santa Catarina, que passou de 18 Pontos de Cultura conveniados diretamente com o Ministério da Cultura no início do programa, em 2004, para 60 projetos em 2008, quando o governo catarinense passou a participar da gestão e financiamento das ações. O objetivo do programa é a ampliação de iniciativas culturais nas comunidades para fortalecer a diversidade cultural. A iniciativa obteve tanto sucesso que se transformou em política pública de Estado em 2014, com a criação da Política Nacional de Cultura Viva (Lei nº 13.018).

 

Os Pontos de Cultura estão presentes em todo o Brasil, constituindo um movimento social para além da institucionalidade dos convênios, como uma comissão nacional que se organiza pela rede, em reuniões e nas TEIAS, como são chamados os encontros presencias que reúnem mostras artísticas e fóruns de debates. É neste cenário que o tema da TEIA catarinense se justifica: Conexões Sustentáveis.
 

 

 

 

Serviço:

 

O quê: TEIA Catarina

 

Quando: de 29 a 31 de janeiro de 2015

 

Onde: Largo da Alfândega – Centro – Florianópolis

 

 
Entrada gratuita
 

 

 

 

 

#TEIAcatarina