FOTO CLUBE SANTA CATARINA | BLUMENAU
Estudantes - Conteúdos e Jogos para crianças e jovens fotógrafos Educadores - Conteúdos para o ensino da fotografia, atividades de sala de aula A Fotografia - Tudo sobre fotografia, história, teoria, arte e técnica

Foto Pintura - Light Painting

Como o nome já diz, é uma pintura.  Mas ao invés de tinta, é luz pintada no ar. 

 

 

Sala de espera - Charles Steuck - foto feita com luzes de várias cores - 5 minutos de exposição

 

Para pintar com luz você precisa de uma fonte de luz, um ambiente escuro, e regular a câmera no  modo manual para colocar uma velocidade de captura bem lenta, segundos ou minutos de exposição. 

 

Com câmeras compactas também é possível fazer (embora com tempos de exposição menores, em torno de 2 a 4 segundos) colocando nos modos "Cena" ou "Scene" Noturno (sem flash) ou modo "Fogos de Artifício", como é nomeado em alguns modelos de câmera.

 

A foto acima levou 5 minutos, depende de foto para foto o tempo que precisa para elaborar a cena desejada.

 

Por exemplo, para desenhar uma estrela, você precisa de 3 segundos. Nesse tempo, a câmera deixará o obturador aberto, como se estivesse filmando. 

 

 

 

 

 

 

Dicas:

- No escuro é mais difícil de focalizar, por isso

peça para alguém apertar o disparador até a metade

para fazer o foco, enquanto você segura a lanterna

no ponto onde fará o desenho.  Ou você pode

focalizar com a luz acesa, ligar o timer, acionar o

disparador e apagar a luz do ambiente antes

de fazer a foto.

 

 

foto: marcos sander

 

 

foto: charles steuck

 

São 2 opções

- Usar a lanterna para desenhar

- Usar a lanterna para iluminar

os motivos que você queira que

apareçam na foto

 

Essa foto abaixo foi também feita totalmente no escuro,

dividida em dois momentos no mesmo clique,

o primeiro nos desenhos ao fundo e o segundo

iluminando o boneco:

 

 

 

 Você pode mudar a cor da lanterna colocando na frente dela celofanes, papéis de seda, ou sacolas de mercado coloridas, embora também existem hoje lanternas que permitem mudar a cor da luz.

 

Obs.: mesmo a noite, é bom fechar as cortinas, pois a luz fraca da lua ou de um poste mais longe pode clarear demais a imagem, e mostrar coisas que talvez você não queira na imagem.

 

Algumas câmeras semi-profissionais tem até 15 ou 30 segundos de exposição para habilitar.  As profissionais, além desse tempo pré-determinado, também tem o modo Bulb "B", que seria o tempo "infinito", que pode ser acionado pelo cabo disparador (comprado separadamente) ou também pode ser improvisado com um esparadrapo esticado por cima do botão disparador.

 

 E você irá perguntar: e por que eu não apareço na foto?  Você só irá aparecer na foto caso você se ilumine, e para isto é bom se iluminar e ficar parado, sem se mexer, senão ficará borrado.